Páginas

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Propostas_Chapa I


Chapa I


“Conscientização, mobilização e organização dos estudantes, na luta pelos seus direitos!”
Grêmio Estudantil J.R.

Não somos vendedores de ilusões.
Nossa chapa procura não fazer falsas promessas com fim de ganhar votos e conseguir a diretoria do grêmio. Acreditamos que o grêmio estudantil é uma entidade de representação dos alunos; que deve travar batalhas de interesse dos estudantes de acordo com sua realidade, e com os fatores que acabam atingindo-nos. Não somos a favor de um grêmio estudantil que elabore trabalhos voluntários ou que sirva apenas para a arrecadação de fundos para a escola.
Sabemos que hoje em dia a escola pública é um dos alvos de maiores reclamações da sociedade.

Diante disso nos propomos a conscientizar e organizar os estudantes na luta:

*Por uma gestão do Grêmio estudantil livre e independente: politicamente e financeiramente:

Acreditamos num grêmio que não depende de professores e coordenadores para se organizar. Que não é atrelado à direção ou com algum envolvimento financeiro com empresas ou autoridades.
Há um ditado que diz: “Quem paga a banda escolhe a musica.” Esse ditado é muitas vezes é o que acontece com grêmios sem estrutura (sem boa direção ou ideologia), acaba compactuando com pessoas que por ventura pertençam à “direita” (pessoas que defendem interesses ligados a burguesia; pessoas com grandes poderes aquisitivos), e na hora que o grêmio tem que se impor ao lado dos estudantes contra algumas atitudes que contraponham a opinião das pessoas que as bancam não conseguirá.
____________________
* Por mais verbas para a educação;

Lutaremos junto com outras entidades, que possuam o mesmo interesse, pois a falta de verba na educação leva a uma má qualidade de ensino e estrutura escolar. Também levando a necessidade de cobrança de taxas (matricula e contribuição espontânea), e atividades com fins lucrativos (gincanas, rifas e bingos).
Queremos mais qualidade na educação, e que ela seja realmente pública não- paga como o governo deveria nos oferecer. Iremos nos unir para reivindicar esse direito, e queremos que o governo nos ofereça condições de manter a escola por todo o ano letivo.
____________________
* Pelo passe-livre estudantil, contra os aumentos das tarifas de ônibus e por uma empresa pública de transporte coletivo;

Nossa diretoria atual já possui grande envolvimento com essa causa.
Esse ano tomamos a decisão de entrar na Frente de Luta Pelo Transporte Coletivo, depois de grande reflexão de como isso atingiria os estudantes. Descobrimos que muitos estudantes por falta de dinheiro não teriam oportunidade de educação; que isso acabaria por atingir sua família podendo tirar dinheiro de sua alimentação somente para a condução.
O passe livre estudantil está incluído seguinte lei: LEI Nº 10.709, DE 31 DE JULHO DE 2003.
Acrescenta incisos aos arts. 10 e 11 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional e dá outras providências.
O PRESIDENTE DA REPÚBLICA
Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º O art. 10 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, passa a vigorar acrescido do seguinte inciso:"Art.10.VII- Assumir o transporte escolar dos alunos da rede estadual." (NR)
Art. 2º O art. 11 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, passa a vigorar acrescido do seguinte inciso:"Art.11.VI- Assumir o transporte escolar dos alunos da rede municipal." (NR)
Art. 3º Cabe aos Estados articular-se com os respectivos Municípios, para prover o disposto nesta Lei da forma que melhor atenda aos interesses dos alunos.
Brasília, 31 de julho de 2003; 182º da Independência e 115º da República.
LUIZ INÁCIO LULA DA SILVACristovam Ricardo Cavalcante Buarque
Acreditamos então que cabe a nós estudantes se articular e ir em busca desse direito.
____________________
* Incentivo a aulas diversificadas, mais legais e interessantes;

Certamente não poderemos obrigar professores a dar aulas adequadas ao nosso estilo (como queremos ou imaginamos), mas podemos incentivar.
Visamos que uma aula mais interessante, teria coisas diferentes, “fora do padrão”. Temos uma visão ampla do que a juventude quer e claramente não é aulas entediantes, que propõem apenas teorias e provas. Queremos viver o aprendizado, e que ele entre da forma mais adequada precisa em nossas mentes.
Queremos aprender a parte teórica juntamente com a prática. Com professores dispostos a nos ajudarem a evoluir da forma mai criativa possível.
____________________
* Pela criação de uma política cultural do movimento estudantil, levando em consideração a presença de uma grande diversidade de manifestações artísticas e culturais na escola;

Acreditamos em uma diretoria de eventos comprometida e criativa, tomando iniciativas para a realização de atividades que promovam mais envolvimento dos alunos com a arte, e que a escola tenha o hábito de
Promover atividades culturais e esportivas para os alunos e a sociedade.
____________________
* Construir um elo forte do Grêmio Estudantil com entidades que tenham o mesmo interesse que os nossos, como outros grêmios e a UJES (União Joinvilense de Estudantes Secundaristas), pois juntos somos mais fortes e vamos mais longe.
____________________
* Lutar junto aos professores em suas reivindicações, pois sua luta é nossa luta;

Estaremos apoiando o corpo docente em suas reivindicações.
Somos a favor do aumento de salário, pois, um professor melhor pago é um professor mais bem disposto a exercitar sua profissão.
Estaremos dispostos a caminhar juntos e apoiá-los durante a gestação em assuntos pertinentes a seus interesses.
____________________
* Pela promoção de debates com temas pertinentes em nossa sociedade;

Cremos que um grande mau da humanidade é resultado da ignorância.
Gostaríamos de promover assembléias para debater assuntos de interesse comum, a melhor forma de um aluno aprender é com uma linha lógica de discussões
___________________
* Por uma quadra digna dos alunos praticarem esportes;

Quem não se frustra com uma total falta de respeito do governo com os alunos? Pagamos impostos para melhorias na educação, e as verbas não estão sendo destinadas corretamente, lutaremos por uma quadra digna onde podemos praticar esportes com segurança e qualidade. Não será fácil, mas ninguém consegue nada sem esforços.
____________________
* Pela ampliação e renovação do acervo da Biblioteca;

O grêmio propõe assim uma luta para que nossa biblioteca seja ampliada, com uma maior diversidade de livros, e que esses livros atraiam a atenção dos alunos. Incentivando a leitura, também estaremos contribuindo para uma melhora no desempenho escolar do aluno.
Sabemos que nossa escola não recebe uma quantidade suficiente de incentivo para a aquisição de novos livros e nem para a manutenção de uma boa biblioteca.
____________________
*Por uma escola mais democrática;

Gostaríamos que a escola oferecesse aos alunos o direito de escolher anualmente a direção do grêmio estudantil. De poder se expressar sem repressão ao movimento estudantil.
Somos a favor de eleições diretas na escola para escolher gestão da direção, sendo eles escolhidos por pais, alunos e professores.
Sabemos que atualmente os cargos dados a direção são geralmente obtidos pelo chamado “apadrinhamento político” e que os cargos tem envolvimento partidário, mas se realmente isso acontece, temos posicionamento contrário.
Queremos uma gestão comprometida com a escola. Sem medo de cobrar o que é devido a entidade de ensino, e que junto ao grêmio entre na luta por uma escola melhor e adequada a nós estudantes.
____________________
*Por uma educação pública gratuita de qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário