Dia 27 de agosto de 2010 acontecerá a eleição para eleger o novo qrêmio estudantil do João Rocha e diferente do ano passado só tivemos uma chapa inscrita, por isso o voto não será para escolher entre uma ou outra chapa mas votar SIM ou NÃO,SIM para que a chapa 1 continue como grêmio estudantil ou NÃO para a não existência de um grêmio para representar os alunos do JR e lutar pelos seus interesses.
As propostas da chapa 1 são praticamente idênticas as do ano anterior porque ela nada mais será do que a continuação do grêmio anterior, lutaremos pelos mesmas coisas, teremos os mesmos interesses e entre as propostas da chapa 1 estão:
- Por uma gestão do grêmio estudantil livre e independente: politicamente e financeiramente.
Não estaremos atrelados a professores e a diretorias porque acreditamos que o grêmio deve lutar pelo interesse dos estudantes.
- Por mais verbas para a educação:
Queremos uma escola gratuita e de qualidade e sem verbas não tem a menor possibilidade de isso acontecer. Iremos nos unir para reivindicar esse direito, e queremos que o governo nos ofereça condições de manter a escola durante todo o ano letivo.
- Pelo passe-livre estudantil, contra os aumentos das tarifas de ônibus e por uma empresa pública de transporte coletivo;
O passe livre estudantil está incluído seguinte lei: LEI Nº 10.709, DE 31 DE JULHO DE 2003.
Acrescenta incisos aos arts. 10 e 11 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional e dá outras providências.
O PRESIDENTE DA REPÚBLICA
Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1º O art. 10 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, passa a vigorar acrescido do seguinte inciso:"Art.10.VII- Assumir o transporte escolar dos alunos da rede estadual." (NR)
Art. 2º O art. 11 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, passa a vigorar acrescido do seguinte inciso:"Art.11.VI- Assumir o transporte escolar dos alunos da rede municipal." (NR)
Art. 3º Cabe aos Estados articular-se com os respectivos Municípios, para prover o disposto nesta Lei da forma que melhor atenda aos interesses dos alunos.
Brasília, 31 de julho de 2003; 182º da Independência e 115º da República.
LUIZ INÁCIO LULA DA SILVACristovam Ricardo Cavalcante Buarque
Acreditamos então que cabe a nós estudantes se articular e ir em busca desse direito.
- Incentivo a aulas diversificadas, mais legais e interessantes;
Visamos que uma aula mais interessante, teria coisas diferentes, “fora do padrão”. Temos uma visão ampla do que a juventude quer e claramente não é aulas entediantes, que propõem apenas teorias e provas. Queremos viver o aprendizado, e que ele entre da forma mais adequada precisa em nossas mentes.
Queremos aprender a parte teórica juntamente a prática. Com professores dispostos a nos ajudarem a evoluir da forma mais criativa possível.
- Pela criação de uma política cultural do movimento estudantil, levando em consideração a presença de uma grande diversidade de manifestações artísticas e culturais na escola;
Acreditamos em uma diretoria de eventos comprometida e criativa, tomando iniciativas para a realização de atividades que promovam mais envolvimento dos alunos com a arte, e que a escola tenha o hábito de promover atividades culturais e esportivas para os alunos e a sociedade. Nossa proposta é que tenhamos mais duas atividades culturais esse ano. Um festival de música organizado pelo grêmio e um campeonato de esporte.
- Construir um elo forte do Grêmio Estudantil com entidades que tenham o mesmo interesse que os nossos, como outros grêmios e a UJES (União Joinvilense de Estudantes Secundaristas), pois juntos somos mais fortes e vamos mais longe.
- Lutar junto aos professores em suas reivindicações, pois sua luta é nossa luta;
Estaremos apoiando o corpo docente em suas reivindicações.
Somos a favor do aumento de salário, pois, um professor melhor pago é um professor mais bem disposto a exercitar sua profissão.
Estaremos dispostos a caminhar juntos e apoiá-los durante a gestação em assuntos pertinentes a seus interesses.
- Pela promoção de debates com temas pertinentes em nossa sociedade;
Cremos que um grande mau da humanidade é resultado da ignorância.
Gostaríamos de promover assembléias para debater assuntos de interesse comum, a melhor forma de um aluno aprender é com uma linha lógica de discussões.
- Por uma quadra digna dos alunos praticarem esportes
Conseguimos uma reforma na nossa quadra esse ano mas ainda não foi o que realmente queríamos pois ela não é coberta então nos dias com muito sol ou chuva não podemos utiliza-la. Continuaremos a luta por uma quadra de esportes, é um direito nosso e é nosso dever cobrar e lutar por eles.
- Pela ampliação e renovação do acervo da Biblioteca
O grêmio propõe assim uma luta para que nossa biblioteca seja ampliada, com uma maior diversidade de livros, e que esses livros atraiam a atenção dos alunos. Incentivando a leitura, também estaremos contribuindo para uma melhora no desempenho escolar dos alunos.
Sabemos que nossa escola não recebe uma quantidade suficiente de incentivo para a aquisição de novos livros e nem para a manutenção de uma boa biblioteca.
- Por uma escola mais democrática
Gostaríamos que a escola oferecesse aos alunos o direito de escolher anualmente a direção do grêmio estudantil. De poder se expressar sem repressão ao movimento estudantil.
Por uma educação pública gratuita e de qualidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário