Páginas

terça-feira, 22 de junho de 2010

Relato 2009/2010 do Gremio Estudantil J.R. _Pela presidente do mandato


"É difícil acreditar que os estudantes podem se interessar por assuntos que não são relacionados a eles mesmos..." Pelo menos era o que eu pensava no primeiro ano do ensino médio.
Sempre fui curiosa, e queria saber a realidade das coisas. Agradeço ao Professor Rafael Meurer por me ensinar a revolução Russa, e por expor em cada aula a verdade que a maioria das pessoas tem medo de dizer. Ele me falou, pela primeira vez sobre a organização de uma classe, do trabalhador e suas lutas, da repressão, e sobre um grêmio estudantil. Ele incentivou e ajudou a montar a primeira chapa de estudantes interessados em nossa escola.
Logo eu era a presidente do grêmio estudantil do João Rocha, sem experiência em política, apenas eleita algumas vezes representante de classe. O grêmio fez algumas atividades naquele ano, pintamos a quadra, fizemos torneios,estivemos na luta contra o aumento abusivo do salário dos vereadores tivemos reuniões periódicas toda a quarta. Foi um bom começo.
Ainda em 2009 conheci a Ujes (União Joinvilense de Estudantes Secundaristas), em um congresso que elegia a nova direção, na qual eu me dispus a fazer o papel de Diretora de Comunicação. Foi nesse tempo que eu vi o quanto jovens podem ser instruídos e interessados em política, em mudar o que está errado, em fazer algo...
No ano seguinte, alguns ainda estavam comprometidos com o grêmio. Era difícil fazer as reuniões, muitas vezes não havia quórum mínimo pra fazer a reunião. -Guerreiros mesmo eram a Evilin Alves e o Alexandre Will que sempre estavam ali me ajudando. A Thais escrevendo as atas e o Renan dando uma força nas atividades... Camaradas...
Quando teve a Eleição, eu ja tinha perdido aquelas idéias que ligavam o grêmio e trabalho voluntário. O gremio deveria ser o sindicato dos estudantes, de luta! E foi exatamente essa idéia que fez mais de oitenta por cento dos votos a favor da Chapa I.
Falando em Grêmio de Luta, foi nesse ano que conheci de verdade meu grande amigo João Diego Leite, que está militando na Argentina hoje; ele me abriu os olhos para tantas injustiças sociais que fez crescer uma revolta no meu coração, e querer procurar respostas; ele acredito em mim - mesmo eu sendo teimosa e cabeça dura - estava sempre disposto a me ensinar e corrigir, me fazendo crescer intelectualmente e politicamente.
O segundo mandato do grêmio trouxe com eles vários rostos importantes, a Ana Carolina e a Thabata ajudaram o grêmio com novas idéias, o Esdras estava a disposição na comunicação e mobilização dos estudantes - mesmo sendo chatinho as vezes, eu sabia que ele tinha um grande potencial, e hoje ele é um exemplo, um grande quadro da nossa escola - , a Katia tinha tanta criatividade e vontade, tão curiosa quanto eu... Alguns não se firmaram, mas grande parte ajudou. Fizemos tantas coisas... O panfleto "ABRE O OLHO", a atualização periódica do blog, o Mural do Grêmio ficou mais dinâmico, Vendemos "O Arroto", Estivemos na luta contra o aumento do passe e pelo passe livre em manifestações com outras escolas, ganhamos dois cargos importantes na direção da UJES (vice-presidência e direção de meio ambiente), Fizemos manifestações pela nossa quadra de esporte, atividades culturais e até auxiliamos os alunos que tinham problemas com professores.
Algumas pessoas realmente marcaram todo esse ano (Felipe, Daine, Luiz Alfredo, Luiz Carlos, ETC.), alunos disposto e inteligentes...
Acredito que deixei uma grande lição aos alunos, pois, como dizia Rosa Luxemburgo "Quem não se movimenta não sente as grades que os cercam."
Pela revolução! Por uma sociedade mais justa e igualitaria! Não queremos guerra, nem Exploração! Cansamos dessa opressão!
Viva o movimento Estudantil e a organização dos trabalhadores!! Juntos somos mais Fortes.

Juliana Marimon Soveral

2 comentários:

  1. Parabéns Querida. Agradeço pelo elogio.

    Sabia que não fiz nada mais que confiar em você.O resto é mérito seu e dos estudantes do JR.

    Parabéns também, aos estudantes dessa escola, que tem uma história no Movimento Estudantil de Joinville.

    Tanto vc como os estudantes podem sempre contar comingo.

    Viva o estudantil do João Rocha e seu Grêmio estudantil, o sindicato de estudantes.

    ResponderExcluir
  2. meu nome está ali, que bom *-* , foi um grande prazer participar do grêmio esse ano e espero continuar a lutar pelos estudantes e continuar fazendo o que voce fez pelo gremio durante esses anos.

    ResponderExcluir